6º ENCONTRO REGIONAL DA SBQ NORDESTE

Tema: "A Química e a Biotecnologia do Nordeste: o caminho da Pesquisa para a Inovação"

17/04/2015 16h30 - Atualizado em 19/10/2020 às 17h09

Prazo final para envio de trabalhos é até o dia 10 de maio

O 6º SBQ – NE servirá de plataforma para avaliação e discussão dos principais desafios e perspectivas da área de Química, Biotecnologia e Educação na região nordeste. O estabelecimento de pontos estratégicos dentro do contexto do evento permitirá a possibilidade de elevação da qualidade das pesquisas e popularização da ciência, desta forma, possibilita a inserção da inovação de forma efetiva nas diferentes áreas. Para tanto, a participação de alunos dos diferentes níveis nas discussões juntamente com pesquisadores renomados e representantes da sociedade e setor produtivo constituem um ponto estratégico do evento. Pois visa a formação destes discentes que serão futuramente atuadores locais e regionais das propostas e ideias geradas e discutidas durante a 6º SBQ – NE.

O 6º Encontro da SBQ-NE busca também congregar pesquisadores do nordeste brasileiro, com formação e atuação em Química, Biotecnologia e Educação, juntamente com alunos do ensino médio, graduaçao e de pós-graduação, para discutir questoes relevantes da área em relação a região nordeste e ao estado de Alagoas, sob diferentes aspectos e conjunturas, buscando consolidar a Química na região nordeste do Brasil, quanto a aspectos políticos e científicos.

Este evento, propoe-se a realizar uma avaliação de uma série de açoes em Química, Biotecnologia e Educação e a contribuição para inovação no Nordeste comparativamente aos avanços nacionais. Destaca-se na programação duas mesas redondas, sendo: uma para discutir aspectos relevantes sobre a pós-graduação em química e biotecnologia da UFAL, com a temática: Indicadores qualificados de uma pós-graduação; e outra relacionada ao papel das universidades do nordeste brasileiro na transferência de tecnologia para as indústrias, com o seguinte tema: "A Química e a Biotecnologia do Nordeste: o caminho da pesquisa para a inovação".Além disso, será realizado um workshop reunindo professores dos diferentes estados do nordeste para planejamento de açoes futuras e perspectivas, no sentido de inserir fortemente a Química do Nordeste no cenário Nacional. A programação também inclui a organização de uma série de palestras de jovens pesquisadores de cinco universidades do nordeste, nesta sessão os pesquisadores poderão mostrar como estão atuando, os principais problemas enfrentados e qual o impacto de suas pesquisas para a sociedade, além da possibilidade de realização de colaboraçoes. Contaremos também com palestras de pesquisadores nível 1 do CNPq, como os professores Jaílson Bittencourt de Andrede (UFBA), Marilia Oliveira Fonseca Goulart (UFAL), Aldo José G. Zarbin (UFPR), Adriano Defini Andricopulo (USP) e Jorge Maurício David (UFBA), além de outras atividades em áreas estratégicas, como: o uso de TICs no ensino, Ética na Pesquisa, Nanotecnologia, Química computacional e química forense, entre outras.

Para maiores informações, favor acessar o link abaixo.