Apresentação

Z - imagem

O Programa de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) foi credenciado pela CAPES em 2006, com conceito 5. É uma rede formada por instituições de ensino e pesquisa de todos os estados da Região Nordeste e do estado do Espírito Santo, agregando cerca de 200 pesquisadores, atuantes nas diferentes áreas da Biotecnologia. A primeira medida formal para integrar a Região Nordeste pela Biotecnologia ocorreu em agosto de 2003, ao ser firmado o Protocolo de Cooperação entre os Secretários de Ciência e Tecnologia dos Estados do Nordeste dando o total apoio à Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO. Na sequência, em 2004, foi criada a Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO, através da Portaria MCT nº 598, de 26/11/2004, publicada no Diário Oficial da União em 30/11/2004, Seção I, pág. 16, definindo sua estrutura e mecanismo de operacionalização no âmbito do MCT (atual MCTIC). Desta forma, o doutorado RENORBIO é fruto dessas primeiras inciativas, sendo sua base de sustentação.

Com foco no Nordeste, a ideia é estabelecer e estimular a massa crítica de profissionais na Região, com competência em Biotecnologia e áreas afins, para executar projetos de P&D&I de importância para o desenvolvimento da região, utilizando o estado-da-arte em termos de ferramentas e competência científica para o desenvolvimento destas ações. A visão que se descortina a partir do programa, é que o Nordeste gradativamente consolidará núcleos de excelência em Biotecnologia, fazendo convergir sua competência no sentido da utilização plena de seus recursos. Também, a indústria de Biotecnologia no Nordeste pode ser beneficiada por uma ação de coesão, resultando em um processo de estruturação segundo padrões de competitividade global.

Reconhecimento do Curso: Portaria MEC n° 1.999 de 20 de dezembro de 2006, publicada no DOU de 21 de dezembro de 2006, Seção 1, página 34.

Inclusão da UFAL como Nucleadora da RENORBIO: Despacho MEC de 7 de outubro de 2013, publicado no DOU de 8 de outubro de 2013, Seção 1, página 13.

Reconhecimento/Recredenciamento do Curso Avaliação Quadrienal 2017: Portaria MEC n° 609 de 14 de março de 2019, publicado no DOU de 18 de março de 2019, Seção 1, página 63-79.

Z - imagem2 PPG-Biotecnologia da RENORBIO - Ponto Focal Alagoas 

O Ponto Focal Alagoas é constituído pela Universidade Federal  de Alagoas - UFAL (IES Nucleadora) e pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Uncisal. Nessa página, você vai encontrar informações e notícias relacionadas principalmente ao Ponto Focal Alagoas.

Para maiores informações sobre a rede e notícias sobre Processos Seletivos para o Curso de Doutorado, acesse o Portal Oficial da RENORBIO.