Abertas as inscrições para o Doutorado em Biotecnologia da RENORBIO

Estão abertas 154 vagas em toda a rede, 15 delas destinadas exclusivamente a alunos estrangeiros. O Ponto Focal Alagoas está ofertando 18 vagas.

23/12/2022 12h41 - Atualizado em 10/02/2023 às 15h01

O Processo seletivo

O ingresso no programa de doutorado ocorre mediante edital de seleção. O processo seletivo se dá pela avaliação de um projeto de pesquisa submetido pelo candidato, defesa desse projeto para uma banca e avaliação de currículo. O processo seletivo é semestral na maioria das instituições integrantes da rede, com exceção da UFRN, que adota seleção por fluxo contínuo.

Como participar

1. PASSOS:

• Ler o Edital 2023.1
  • Identificar a área de concentração, a linha de pesquisa e o possível orientador habilitado com o qual deseja trabalhar (ver lista de vagas abertas no Anexo I do edital). Orientamos os candidatos a consultarem o Currículo Lattes do orientador de escolha.
  • Procurar o orientador de interesse para discutir a Proposta de Pesquisa. Clique aqui para visitar a página com as informações de contato dos orientadores do Ponto Focal Alagoas.
  • Efetuar a inscrição online:
    • Visite a página oficial da RENORBIO e cadastre-se no sistema.
    • Entrar no sistema utilizando usuário e senha cadastrados.
    • No menu Seleção, siga a ordem abaixo (é fundamental seguir esta ordem):
      • Preencher a Proposta de Pesquisa, no link "Proposta".
      • Preencher a Ficha de Pontuação do Curriculum vitae, no link "Currículo".
      • Depois de preencher os dois itens acima, realizar a Inscrição.
  • A Proposta de Pesquisa deve ser elaborada pelo candidato, com adequação à área de atuação e projetos de pesquisa desenvolvidos pelo orientador de interesse, constando dos seguintes itens:
    • Título do projeto (máximo de 255 caracteres).
    • Sigla do Projeto (máximo de 32 caracteres).
    • Resumo do projeto (máximo de 4.000 caracteres).
    • Palavras-Chaves (3 a 5 palavras que caracterizam o trabalho).
    • Justificativa de Execução do Projeto (máximo de 12.000 caracteres): descrever objetivamente a revisão da literatura, o problema focalizado, sua relevância no contexto da área de biotecnologia na qual se insere, sua importância específica para o avanço do conhecimento e a experiência da equipe.
    • Objetivos e Metas (máximo de 6.000 caracteres): explicar os objetivos e metas do projeto, definindo o produto final a ser obtido.
    • Metodologia e Estratégia de Ação (máximo de 12.000 caracteres): descrever a metodologia a ser empregada para a execução do projeto e como os objetivos serão alcançados.
    • Prospecção (máximo de 700 caracteres): descrever de forma sucinta o aspecto inovador do projeto, baseado em pesquisa em bancos de patentes, tais como http://www.inpi.gov.br e http://ep.espacenet.com).
    • Impactos Esperados: estimar a repercussão e/ou impactos Regional, Econômico, Social, Técnico-científico dos resultados esperados na solução do problema focalizado.
    • Plano de Atividades.
    • Orçamento Previsto.
    • Resultados: descrever os resultados e/ou produtos esperados.
    • Referências Bibliográficas (máximo de 4.000 caracteres): relacionar as obras da literatura citadas, de acordo com as normas da ABNT).
    • Gerar o arquivo da proposta de pesquisa completa (preenchida on line), juntamente com os documentos solicitados.
  • Gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição (item 8.2 do edital).
  • Todos os documentos devem ser enviados eletronicamente, no formulário de inscrição online, conforme descrito no edital.

2. DADOS GERAIS:

• Áreas de Concentração:
    • - Biotecnologia em Saúde
    • - Biotecnologia em Agropecuária
    • - Biotecnologia Industrial
    • - Biotecnologia em Recursos Naturais
  • Clientela: Portadores de Diploma de Cursos de Nível Superior (graduação plena), reconhecido pelo MEC.
  • Vagas, taxa de inscrição e documentos necessários: ver no edital.
  • Divulgação da homologação das inscrições e resultados: no Portal da RENORBIO (http://www.renorbio.org) e na página do programa do Ponto Focal AL (https://iqb.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/renorbio).

3. CRONOGRAMA (Conforme retificação do edital)

Etapas do Processo Seletivo 2023.1 Datas
Divulgação do edital 01/12/2022
Período de inscrição 01/12/2022 a 31/01/2023 (PRORROGADAS ATÉ DIA 03/02/2023)