Docentes

DOCENTES PERMANENTES DO PPGQB


  Ana Maria Queijeiro Lopez

Doutora em Bioquímica e Fitopatologia Molecular pela University of Bristol Long Ashton Research Station, UB-LARS, Grã-Bretanha.

Local: Laboratório de Bioquímica do Parasitismo e Microbiologia Ambiental – LBPMA/IQB/UFAL.

Área de Atuação: Bioquímica, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias

E-mail:lopezamq@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4034568781881997

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8418-3507

Graduada em Ciências Químicas, Físicas e Biológicas (Lsc Plena e Bacharelado), mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela UNESP-Rio Claro (1991), PhD. em Bioquímica e Fitopatologia Molecular pela University of Bristol (Long Ashton ResearchStation, UK) (1999), com pós-doutorado em Biotecnologia (bioprodução de hidrogênio por bactérias foto-heterotróficas) pela Universidade de La Coruña, ES (2013). Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado IV da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em Bioquímica e Microbiologia (Taxonomia molecular, Bioquímica do parasitismo vegetal, Biotransformação, Biorremediação, Biossurfactantes, Bioplástico, Bio-hidrogênio, Bioensaios e monitoramento físico-químico e microbiológico de águas, alimentos e ar). Revisora de periódicos como Brazilian Journalof Chemical Engineering, Science ofthe Total Environment, Environmental Monitoringand Assessment , Food ResearchInternational ou Journalof Food Biochemistry, e membro do corpo editorial da revista European Journalof Medicinal Plants.

 Adriana Santos Ribeiro

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2)

Doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), SP, Brasil.

Local: Laboratório de Eletroquímica e Estresse Oxidativo /IQB/UFAL.

Área de Atuação: Físico-Química; Química Orgânica; Eletroquímica; Polímeros.

E-mail: drisribeiro@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2753110936126480

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6109-9428

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas (1996), Mestrado em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (1999) e Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003). É Professora Associada 3 da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Eletroquímica e de Polímeros, com ênfase em Polímeros Conjugados (síntese, caracterização e construção de dispositivos) e em materiais híbridos (compósitos e blendas poliméricas), atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de derivados de polipirrol, politiofeno e polianilina; eletrocromismo, dispositivos eletroquímicos e aplicação de polímeros conjugados em Química Forense. É orientador do quadro permanente dos PPGs em Química e Biotecnologia e de Materiais da UFAL. No período entre Outubro de 2013 e Fevereiro de 2015 foi bolsista de Pós-Doutorado no Exterior do CNPq, realizando Estágio Sabático no Departamento de Química da Universidade de Loughborough, Inglaterra, sob supervisão do Professor Roger James Mortimer.

 Antônio Euzébio Goulart Santana

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-1C)

Doutor em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil

Local: Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais/CECA/UFAL.

Área de Atuação: Química Orgânica, Ecologia Química, Química de Produtos Naturais.

E-mail: aegs@ceca.ufal.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8895697287739745

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3750-438X

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Atualmente é professor titular do Centro de Engenharias e Ciências Agrárias - CECA da Universidade Federal de Alagoas, sócio da Interacta Desenvolvimento Ltda e da Interacta Química Ltda. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, Ecologia Química e Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese, aplicação e formulação de feromônios, química de produtos naturais vegetais, realização de bioensaiomolucicida, contra Biomphalariaglabrata, larvicidas, contra Aedes aegypti, e bioensaios inseticidas. Foi premiado com a Comenda do Mérito FAPEAL - 20 anos, e Honra ao Mérito - UFAL - 50 anos, recebeu o Prêmio Roberto Alves de Lima em 2016 pelo Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia do Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL e em 2017 o Prêmio Nacional em Ecologia Química Prof. José Tércio Barbosa Ferreira, pela Sociedade Brasileira de Ecologia Química. Membro titular da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio desde 2020. Orienta alunos de pós-graduação nos programas PPGQB, PPP e RENORBIO.

 Carmem Lúcia de Paiva e Silva Zanta

Doutora em Química pela Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto, USP-RP, Brasil.

Local: Laboratório de Eletroquímica Aplicada /IQB/UFAL.

Área de Atuação: Físico-Química, Processos Oxidativos; Tratamento de Efluentes.

E-mail: clp@qui.ufal.br  ou    zanta@hotmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2268382620314191

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4310-948X

Possui mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto) (1995), doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto) (2000), Doutorado sanduíche na EPFL Lausane - Suíça, sob a orientação do Professor Comninellis e Pós-doutorado na USP - SP (2007) sob a orientação do Prof. Frank Quina. Atualmente sou professora associada na Universidade Federal de Alagoas com experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica ambiental, atuando principalmente na área de tratamento de efluentes urbano e industriais através de Processos Oxidativos Avançados e Processos Oxidativos Eletroquímicos Avançados. Participo dos programas de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB) e Engenharia Química (PPGEQ)..

 Cintya D'Angeles do E. S. Barbosa

Doutora em Química pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Local: Grupo de Catálise e Reatividade Química/IQB/UFAL.

Área de Atuação: Química Inorgânica

E-mail: cintya.barbosa@iqb.ufal.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1197509333716425

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2620-8240

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2008) e mestrado em Química pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Obteve em 2016 o título de doutora em química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com período de doutorado sanduíche na Universidade de Aveiro (Aveiro-Portugal) sob orientação do Prof. Dr. Luís António Dias Carlos. Realizou pós-doutorado (PDJ/CNPQ) pela Universidade Federal de Sergipe e pelo PPGQ-UnB dentro do Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em determinação de traços e química ambiental, como também em adsorção. Possui também experiência em química Inorgânica, com ênfase em síntese, caracterização estrutural, estudos espectroscópicos de compostos de coordenação, atuando principalmente nos seguintes temas: Polímeros de coordenação de metais do bloco p e íons lantanídeos, polímeros de coordenação heterometálicos, espectroscopia de luminescência. Desenvolve também pesquisa com nanopartículas luminescentes de carbono (Carbon-dots) voltados para bioimagemanto e sensores. Atualmente é docente efetiva do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da UFAL e do Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia do mesmo Instituto.

 Daniela Santos Anunciação

Doutora em Química pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Local: Laboratório de Instrumentação e Desenvolvimento em Química Analítica - LINQA /IQB/UFAL.

Área de Atuação: Química Analítica

E-mail: daniela.anunciacao@iqb.ufal.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9549507796312647

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6161-479X

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado da Bahia (2006), mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2008), doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2011) tendo realizado estágio de doutorado sandwich na Universidade Complutense de Madrid (2010-2011). Concluiu pós-doutorado no Instituto de Geociências da UFBA (2014). Atualmente é professora de Química Analítica (Adjunto C2) do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Possui experiência na área de Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Química ambiental com destaque para matrizes água, ar e sedimento; geoquímica de manguezais; desenvolvimento de métodos analíticos para determinação de elementos traço empregando técnicas espectroanalíticas em matrizes ambientais e alimentos; síntese e aplicação de nanopartículas.

 Dimas José da Paz Lima

Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Local: Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais e de Síntese Orgânica - LPqPNSO/IQB/UFAL.

Área de Atuação: Química Orgânica, Fabricação de Produtos Farmacêuticos; Fabricação de Produtos Químicos; Fabricação de Produtos Químicos Orgânicos.

E-mail: dimas.lima@iqb.ufal.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6198565667586206

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7379-0291

Natural de Vitória de Santo Antão - Pernambuco, possui graduação em Licenciatura Química (1998-2002) pela Universidade Federal de Pernambuco e mestrado em Química (2003-2005) pela mesma universidade sob a orientação da Professora Doutora Ivani Malvestiti. Possui doutorado em Química (Química Orgânica) pela Universidade Estadual de Campinas (2006-2010) sob a orientação do Professor Doutor Luiz Carlos Dias. Possui pós-doutorado pela University of Pittsburgh (2010-2012) nos Estados Unidos sob a supervisão do Professor Doutor Peter Wipf e pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (2013-2014) sob a supervisão da Professora Doutora Ivani Malvestiti. É Professor Adjunto C2 do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia do mesmo Instituto. Foi Coordenador do Curso de Química Licenciatura no Período de Janeiro de 2015 a Janeiro de 2017.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Síntese de monômeros híbridos para aplicação em polímeros com propriedades fluorescente e/ou eletrocrômica, síntese de moléculas com potencial atividade larvicida e síntese de produtos naturais com atividade farmacológica destacada.

 Diógenes Meneses dos Santos 

Doutorem Química pela Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil com período na Universidade do Kansas, Lawrence, EUA.

Local: Laboratório de Eletroquímica e Microssistemas de Análise (LEMAN)/IQB/UFAL.

Área de Atuação: Eletroanalitica; Microfluídica.

E-mail: diogenes.santos@penedo.ufal.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5063053743763729

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9664-5537

Possui graduação em Licenciatura Química pela Universidade Estadual de Alagoas (2002), Mestrado em Química Analítica e Ambiental pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (2008) e Doutorado em Química Analítica e Ambiental pelas Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e The University of Kansas (Lawrence, KS, USA) (2014). Professor do Magistério Superior da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca - Unidade de Ensino de Penedo. Tutor do Programa de Educação Tutorial do Grupo PET-Conexões de Saberes Penedo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: adsorção, pré-concentração de metal pesado e detecção espectrofotométrica, microfabricação de microssistemas eletroforéticos para aplicações bioanalíticas, determinação e monitoramento de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio com detecção eletroquímica, modificações de eletrodos para determinações analíticas. Atualmente é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia - PPGQB/UFAL como docente do quadro permanente, atuando na área de concentração Química Analítica e linhas de pesquisa Sistemas Microfluídicos e Desenvolvimento e Aplicação de Metodologias Analíticas.

 Edeildo Ferreira da Silva Júnior

Doutor em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal da Alagoas, UFAL, Brasil, com período sanduíche na Johannes Gutenberg University of Mainz, Alemanha.

Local: Laboratório de Química Medicinal /IQB/UFAL

Área de Atuação: Química Medicinal.

E-mail: edeildo.junior@iqb.ufal.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7734668499447578

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1527-4501

Graduado em Farmácia-Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió - Brasil. De 2008 a 2009, atuou como colaborador no grupo de pesquisa do Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear da UFAL, sob supervisão do Prof. Dr. Edson de Souza Bento, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da UFAL. Em 2012, ingressou no grupo de Química Medicinal da UFAL, coordenado pelo Prof. Dr. João Xavier de Araújo Júnior (ESENFAR), onde desenvolveu trabalhos voltados à descoberta de novos fármacos capazes de atuar por inibição dos Produtos Finais de Glicação Avançada - AGE's, como potenciais fármacos antidiabéticos. Durante seu Mestrado (2014-2015) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (UFAL), com ênfase em Química Medicinal, realizou o planejamento e síntese de novos compostos tiofenos com atividade frente ao parasito Trypanosoma cruzi. Em 2015, durante seu Doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (UFAL), o mesmo desenvolveu novos compostos benzotiazóis com atividade dual frente aos vírus Dengue e Zika, em parceria com a Johannes Gutenberg Universität Mainz - Alemanha, onde realizou período sanduíche (2018-2019) sob supervisão da Profª. Drª. Tanja Schirmeister. Atualmente, é Professor Adjunto A1 da Universidade Federal de Alagoas, onde direciona esforços científicos do desenvolvimento de novos candidatos a fármacos antivirais, que possam ser aplicados como inibidores da replicação viral do Zika, Dengue e Chikungunya. Para tal, diversas técnicas modernas contidas no âmbito da modelagem molecular são inicialmente aplicadas ao planejamento racional destes compostos, tais como ligand-baseddrug design (LBDD), structure-baseddrug design (SBDD), dinâmica e docking molecular, bem como, cálculos quânticos utilizando DFT (principalmente, no estudo de mecanismos catalíticos de importantes alvos biológicos). Por fim, o mesmo possui amplo background em síntese orgânica e medicinal, bem como no planejamento de compostos bioativos.

 Fabiane Caxico de Abreu Galdino

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2)

Doutora em Química pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil com período na Universidade de Coimbra, UC, Portugal.

Local: Laboratório de Eletroquímica e Microssistemas de Análise - LEMAN/IQB/UFAL.

Área de Atuação: Química Analítica; Eletroquímica

E-mail: fca@qui.ufal.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4203326795155880

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9723-414X

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (1992), mestrado em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (1996), doutorado em Doutorado Sanduíche pela Universidade de Coimbra (2001), doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). e pós-doutorado na ENS-Paris (2006). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Alagoas orientadora os Programas de Pós-graduação em Materiais, PPGQB e RENORBIO. Em maio de 2010, foi pesquisadora visitante no DepartmentofChemistryoftheUniversityof Hull, England em colaboração com o prof. Jay Wadhawan. Realizou estágio pós doutoral no Laboratório de Microanalytical da Universityof Texas at San Antonio sob a supervisão do ProfDr Carlos D Garcia com bolsa PDE do CNPq na área de microssistemas de análise e Eletroforese Capilar. Tem experiência na área de Química, com ênfase em química analítica e eletroanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioeletroquímica, Biossensores, eletroanálise de poluentes, voltametria cíclica, quitosana, atividade biológica, agentes alquilantes do DNA, genotoxicidade em peixes, eletroforese capilar e sistemas microfluídicos. A pesquisadora é lider do grupo de pesquisa microssistemas de análise da UFAL. De abril de 2014 a agosto de 2015 foi vice-diretora do IQB e de março de 2015 a fevereiro de 2019 foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Materiais da UFAL.

 Francis Soares Gomes

Doutor em Bioquímica e Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.

Local: Laboratório de Metabolismo e Proteômica/IQB/UFAL.

Área de Atuação: Bioquímica; Química de Macromoléculas; Proteínas

E-mail: francissg85@yahoo.com.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8626107472806227

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1346-3162

Possui graduação em Ciências Biológicas/Bacharelado (2007), Mestrado em Bioquímica e Fisiologia (2009) e Doutorado em Bioquímica e Fisiologia (2013), todos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Professor Adjunto II do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É membro docente do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB) da UFAL e do Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: purificação, caracterização e avaliações de atividades biológicas e aplicações biotecnológicas de proteínas, com ênfase na atividade antimicrobiana de lectinas. Atualmente é o Coordenador Local do PMBqBM desde 03/2018, integrante do Núcleo Docente Estruturante (curso de Bacharelado em Química), suplente do Conselho Deliberativo do Biotério Central e Representante suplente da área de Bioquímica na UFAL.https://i.ibb.co/Ybby5g8/HUGO.png

 Hugo Juarez Vieira Pereira

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ (PQ-2)

Doutor em Bioquímica pela Faculdade de Medicina-USP/Ribeirão Preto, USP, Brasil.

Local: Laboratório de Metabolismo e Proteômica/IQB/UFAL.

Área de Atuação: Ciências Biológicas; Bioquímica; Biologia Molecular; Enzimologia.

E-mail: hugobqi@yahoo.com.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3682743268696668

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2595-134X

Bacharel em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2005), Mestre em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (2007) e Doutor em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (2010). Pós-doutorado realizado no Instituto de Química da Universidade de Campinas (2010). Atualmente, professor associado I do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Experiência na purificação e caracterização de enzimas com importantes funções biológicas, identificação de sistemas renina-angiotensina locais, síntese de peptídeos em fase sólida.

 Isis Martins Figueiredo

Doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Local: Laboratório de Instrumentação e Desenvolvimento em Química Analítica - LINQA /IQB/UFAL.

Área de Atuação: Química Orgânica.

E-mail: isisfigueiredo@iqb.ufal.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2526310794411188

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1873-5342

Possui graduação e mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá e doutorado em Ciências com ênfase em Química Orgânica pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Pós-doutorado no IRB Barcelona na área expressão de proteínas H-NS marcadas isotopicamente, RMN e EMSA (2012). Atualmente é professora adjunto IV no Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (IQB/UFAL) e é credenciada no Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia PPGQB/UFAL. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica e técnicas espectroscópicas como Ressonância Magnética Nuclear, UV-vis e fluorescência molecular aplicadas no mapeamento de interações supramoleculares. Tem interesse em interações intermoleculares proteína-ligante, DNA-ligante e encapsulamento de compostos biologicamente ativos em sistemas carreadores. Tem avaliado a constante de interação e o modo ligação de diversas classes de compostos bioativos como: alcaloides beta-carbolínicos, bases de Schiff e acridinas com ctDNA e correlacionado com atividades biológicas como atividade antiproliferativa e leishmanicida. Tem atuado no desenvolvimento de novas sondas fluorimétricas com aplicações biomédicas e bioanalíticas. Além disso, atua no desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos para determinação da capacidade antioxidante de compostos (bio)ativos frente a espécies reativas de oxigênio e nitrogênio. É secretária Regional da SBQ-AL.

  Jadriane de Almeida Xavier

Doutora em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

Local: Laboratório de Eletroquímica e Estresse Oxidativo /IQB/UFAL

Área de Atuação: Química Orgânica, Eletroquímica.

E-mail: jadrianexavier@iqb.ufal.br  ou  jadrianexavier@hotmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0848188829995621

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2878-5589

Possui graduação em Química Bacharelado (2013) e Licenciatura (2015) pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado (2015) e doutorado (2018) em Química Orgânica pelo Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professora adjunta A e vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da capacidade antioxidante e antiglicante de produtos naturais e sintéticos.

 Janaína Heberle Bortoluzzi

Doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Local: Grupo de Catálise e Reatividade Química/IQB/UFAL.

Área de Atuação: Química Analítica

E-mail: janaina.bortoluzzi@iqb.ufal.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6238767491074844

ORCID:https://orcid.org/0000-0002-3342-0373

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Química Analítica pela UFSC. Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e pela Universidade Federal de Alagoas (2011). Atualmente é professor adjunto III da UFAL. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiesel, validação de metodologias analíticas, SPME, polímeros, cromatografia, espectrometria de massas e GCxGC.

  João Xavier de Araújo Júnior

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2)

Doutor em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil, com período sanduíche em Université Claude Bernard Lyon, França.

Local: Laboratório de Química Medicinal/ICF/UFAL.

Área de Atuação: Química de Produtos Naturais; Química Medicinal; Modelagem Molecular; Síntese de Fármacos; Saúde Humana; Doenças Negligenciadas, Antiglicantes e Câncer.

E-mail: jotaaraujo2004@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5717734170464420

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3187-183X

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (1994), mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (1996); doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) em cotutela na Université Claude Bernard, Lyon (França) e pós-doutorado em Química Medicinal na Faculté de Pharmacie, Université Louis Pasteur, em Strasbourg (França). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Alagoas. É professor e orientador do curso de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas; do curso de pós-graduação em Química e Biotecnologia e do curso de pós-graduação em Ciências da Saúde colaborador), todos da Universidade Federal de Alagoas, além do do curso de pós-graduação em rede RENORBIO. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Medicinal, Química dos Produtos Naturais, modificações estruturais de princípios bioativos e farmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: inflamação e anti-inflamatórios; doenças negligenciadas; câncer e antineoplásicos, hipertensão e diabetes.

  Josealdo Tonholo

Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (DT-2).

Doutor em Físico-Química pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Local: Laboratório de Eletroquímica Aplicada /IQB/UFAL.

Área de Atuação: Físico-Química; Desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora em áreas estratégicas de Química e Biotecnologia.

E-mail: tonholo@qui.ufal.br   ou   tonholo@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6333407087554681

ORCID:https://orcid.org/0000-0002-4015-9564

Bacharel e Licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1988), Mestre e Doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (1991 e 1997) da Universidade de São Paulo. É Professor Titular do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Atua em Química, com ênfase em Eletroquímica, remediação de águas residuárias, anodo dimensionalmente estável, desprendimento de hidrogênio e produção de cloro e soda, corrosão, polímeros condutores/conjugados, dispositivos e materiais inovadores em energia e saúde. Na área de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação é ativo em Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos. É orientador do quadro permanente dos PPGs em Química e Biotecnologia do IQB/UFAL, da Rede PROFNIT e da Rede Renorbio. É membro integrante do INCT-INAMI-Instituto Nacional de Marcadores Integrados. É Bolsista de Produtividade DT/CNPq desde 2006. Foi bolsista de Pós-Doutorado CNPq, no Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, Inglaterra, sob supervisão do Prof. G.D. Wilcox (2013-2014). Foi Diretor da ANPROTEC-Associação Brasileira de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas (2003-2009). Desde 2015 exerce a função de Pró-Reitor do FORTEC - Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia.

 Josué Carinhanha Caldas Santos 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2)

Doutor em Química pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Local: Laboratório de Instrumentação e Desenvolvimento em Química Analítica - LINQA /IQB/UFAL

Área de Atuação: Química Analítica.

E-mail:josue@iqb.ufal.br  ou   jcarinhanha@yahoo.com.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3735618604163061

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9525-5123

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado da Bahia (2001), mestrado em Química Orgânica (2004) e doutorado em Química Analítica (2008) pela Universidade Federal da Bahia com período sanduíche na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (Portugal). Atualmente é diretor da divisão de Química Analítica da SBQ (2020-2022). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: interação de (macro)moléculas (proteínas, enzimas, DNA e substâncias húmicas) com íons metálicos, fármacos e moléculas biologicamente ativas de diferentes classes, fluorescência atômica e molecular, síntese e emprego de nanomateriais e sondas fluorescentes para aplicações analíticas em diferentes sistemas, estratégias para o preparo de amostra, entre outras.

 Júlio Cosme Santos da Silva

Doutor em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Local: Laboratório de Química Computacional/IQB/UFAL

Área de Atuação: Físico-Química/Química Inorgânica.

E-mail: julio.silva@iqb.ufal.br   ou   juliocsdasilva@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0911191668534666

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6368-492X

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), mestrado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Em 2012 fez um estágio sanduíche na University of Bristol, Reino Unido, sob a supervisão do professor Jeremy N. Harvey. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química e Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: reatividade química, cálculos DFT, catálise homogênea promovida por complexos organometálicos, bioinorgânica e propriedades estruturais e eletrônicas de compostos de coordenação.

 Marília Oliveira Fonseca Goulart

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-1B)

Membro da Academia Brasileira de Ciências

Doutora em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Local: Laboratório de Eletroquímica e Estresse Oxidativo /IQB/UFAL

Área de Atuação: Química Orgânica; Eletroquímica; Química Analítica.

E-mail: mofg@qui.ufal.br,   ou    mariliaofg@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5271094336884473

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9860-3667

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), com pós-doutorados na Inglaterra (Queen Mary College) e Alemanha (Instituto de Química Orgânica (Münster). Foi ganhadora (1. lugar, categoria graduados) do Prêmio Jovem Cientista de 1984 (Produtos Naturais), recebeu a medalha Sempre UFMG – ex-aluna destaque, no ano de 2003, em 2010 a Comenda do Mérito FAPEAL e em 2011, o Prêmio Marie Curie, concedido pela Sociedade Brasileira de Química e homenagem XIX SIBEE, em 2013, e, em 2018, Prêmio Roberto Alves de Lima, outorgado pelo PPGQB. Atualmente é professora titular livre da Universidade Federal de Alagoas, orienta mestrado e doutorado no PPGQB/UFAL, no ICBS/UFAL e no RENORBIO e pós-doutorado, com apoio do CNPq e CAPES. Foi professora visitante da École Normale Superieure, em Paris, por um mês (2005). Tem experiência na área de Química e Biotecnologia, com ênfase em Eletroquímica Orgânica, Bioeletroquímica e Química Orgânica. Pertenceu ao corpo editorial do J. Braz. Chem. Soc. e J. Electroanal. Chem. Foi 1a. tesoureira da Sociedade Brasileira de Química, conselheira da mesma sociedade e chair da divisão 6 (Eletroquímica Molecular) da International Society of Electrochemistry. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (2015) e membro do conselho consultivo da ABC (2016). Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Química: 2016-2018 e da International Society ofElectrochemistry (2017-2019). Membro do CA do CNPq (2017-2020). Coordenadora do RENORBIO - ponto focal Alagoas. Pertence ao corpo editorial dos Anais da Academia Brasileira de Ciências (desde 2020)e de Biocell.

 Mario Roberto Meneghetti

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-1D)

Doutor em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / UNESP-Araraquara, Brasil e pela Universidade de Estrasburgo, França.

Local: Grupo de Catálise e Reatividade Química - GCaR/IQB/UFAL

Área de Atuação: Química Inorgânica, Catálise.

E-mail:mrm@qui.ufal.brou    mrmeneghetti@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6642503680426310

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0722-8599

É Bacharel e Licenciado em Química pela PUC/RS, Mestre em Química pela UFRGS, com projeto abordando síntese de metalocenos e polimerização de olefinas. Concluiu seu Doutorado em Química Inorgânica e Organometálica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / UNESP-Araraquara e pela Universidade de Estrasburgo, França, em 1999, com projeto abordando a síntese de complexos de cobalto quirais. Tem Pós-Doutorado na Universidade de Heidelberg, Alemanha, e no Instituto de Química da UFRGS, investigando novas rotas para obtenção de complexos organometálicos. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq-nível 1D e membro do INCT-Catálise. Tem cerca de 80 artigos publicados e cerca de 2000 citações. Orienta estudantes em nível de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Coordena e participa de projetos de pesquisa na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica e Organometálica, Catálise, Oleoquímica e Síntese de nanopartículas. Além disso, tem projetos em colaboração na área de Química Medicinal.

 Ruth Rufino do Nascimento

Doutora em Química pela Keele University, Keele, Inglaterra.

Local: Laboratório de Ecologia Química /IQB/UFAL

Área de Atuação: Química Orgânica e Ecologia Química.

E-mail: ruth.rufino@iqb.ufal.br  ou    ruth.rufino.nascimento@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7975227032836139

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2005-4941

Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (1989). Em 1994 obteve Doutorado em Química pela UniversityofKeele, Keele, Inglaterra. Foi bolsista de Desenvolvimento Científico e Regional do CNPq durante 3 anos (1995-1997). Realizou Pós-doutoramento no InstituteofOrganicChemistryandBiochemistry, da Academia Tcheca de Ciências, Praga, República Tcheca no ano de 2008, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É Professor Titular, da Universidade Federal de Alagoas. Desde o ano de 1995, vem conduzindo pesquisas na área de produtos naturais, com ênfase no estudo do comportamento, extração e identificação de semioquímicos envolvidos nas interações inseto-inseto (feromônios) e inseto-planta/fruto hospedeiro (cairomônios); principalmente no que se refere aos insetos pertencentes as seguintes ordens: Hymenoptera (formigas e parasitoides), Diptera (moscas-das-frutas) e Lepidoptera (mariposas), muitos dos quais são insetos-praga das culturas brasileiras de importância econômica. Coordena projetos de pesquisa que visam a extração, identificação e formulação de atraentes para o controle de insetos de importância econômica. Integra a rede de pesquisadores internacionais, patrocinados pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), um organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) para estudar o complexo Anastrephafraterculus. É integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB) desde 1996 e, mais recentemente da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Além disso, tem atuado como referee para periódicos científicos internacionais na área de Ecologia Química. 

 Simoni Margareti Plentz Meneghetti

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-1D)

Doutor em Química e Físico Química de Materiais Macromoleculares pela Université Louis Pasteur, ULP, França.

Local: Grupo de Catálise e Reatividade Química - GCaR/IQB/UFAL.

Área de Atuação: Química Inorgânica, Catálise.

E-mail: simoni.plentz@iqb.ufal.br  ou    simoni.plentz@gmail.com

CV Lattes:http://lattes.cnpq.br/0280121582234738

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3073-5406

Bacharel em Química (1992) pela Universidade Luterana do Brasil, Mestre em Química com Ênfase em Catálise pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (sob a supervisão de Profa. Dra. Michele Oberson de Souza, em 1996) e Doutora em Físico-Química de Materiais Macromoleculares (sob a supervisão do. Dr. Pierre J. Lutz e Dr. Jacky Kress, na Université Louis Pasteur, Strasbourg I, França, em 2000). Atualmente é Professora Associada e Pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas. Tem pós-doutorado na Université Louis Pasteur, Strasbourg, ULP, Strasbourg, França e na UFAL, ambos envolvendo aspectos de catálise e oleoquímica. Além disso, possui grande experiência na indústria química, onde atuou por mais de quinze anos. Recebeu em 2011 o Prêmio Nacional de Pós-Graduação Braskem-ABEQ - 1º Lugar - Categoria Mestrado, ABEQ - Braskem e em 2002 o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica 2002 - Categoria Processo Etapa Nordeste (participação na equipe vencedora), FINEP. Cientificamente, em nível nacional e internacional, tem publicado vários artigos com foco em sistemas catalíticos aplicados à oleoquímica (biodiesel, insumos e materiais a partir de óleos vegetais), conversão de biomassa e polimerização de olefinas. Foi Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFAL de dezembro de 2011 a janeiro de 2016.

  Thiago Mendonça de Aquino

Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal dePernambuco, UFPE, Brasil.

Local: Laboratório de Química Medicinal /IQB/UFAL

Área de Atuação: Química Medicinal, Síntese Orgânica, RMN, Modelagem Molecular.

E-mail:thiago.aquino@iqb.ufal.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3395195195361558

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9138-8466

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco, na área de produtos naturais (2003) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco, na área de síntese e planejamento de fármacos (2007). Realizou pós-doutorado na Universidade Louis Pasteur, Illkirsh, França (2009) e na Universidade federal de Pernambuco (2012). Atualmente é professor adjunto I do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Atua nas áreas de Ressonância Magnética Nuclear, Modelagem Molecular, Química de Heterociclos e Síntese de compostos orgânicos para avaliação de atividades antiparasitária, antimicrobiana e antineoplásica.

  Wander Gustavo Botero

Doutor em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP-Araraquara, Brasil.

Local: Laboratório de Instrumentação e Desenvolvimento em Química Analítica - LINQA /IQB/UFAL.

Área de Atuação: Química Analítica, Química Ambiental.

E-mail: wander.botero@arapiraca.ufal.br  ou    wanderbotero@gmail.com

CV Lattes:http://lattes.cnpq.br/0549632203199591

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1845-6797

Licenciado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Instituto de Química de Araraquara (2005). Mestre em Química (Química Analítica) pela UNESP - Instituto de Química de Araraquara (Jan/2008). Doutor em Química (2010) pela UNESP - Instituto de Química de Araraquara e Pós-Doutorado na Universidade do Algarve/Portugal (2013-2014). Desde 2009 é Professor da Universidade Federal de Alagoas - (2009-2020 no Campus Arapiraca) e a partir de 2021 no Instituto de Química e Biotecnologia - Campus AC Simões na área de Química Analítica e Ambiental , ministrando disciplinas de Química Geral, Química Analítica, Química Ambiental e Química Analítica Instrumental. É credenciado no Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia da UFAL(PPGQB) e Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente (PPGAA), Representante Comitê Assessor de Pesquisa da PROPEP/UFAL (2015-2017) e Coordenador do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) Química-UFAL. Atuou como coordenador do Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente (2017-2018). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: substância húmica, solos, caracterização estrutural, lodos de estações de tratamento de água, reciclagem da Matéria orgânica, interferentes endócrinos e especiação dinâmica de metais. Teve trabalho premiado nas Ilhas Canarias-Espanha (2010). Foi coordenador do curso de Química Licenciatura da UFAL-Campus Arapiraca (2009-2013). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (2021-2023 - PPGQB-UFAL).

 

DOCENTES COLABORADORES DO PPGQB

  Ana Catarina Rezende Leite

Doutora em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Local: Laboratório de Bioenergética/IQB/UFAL

Área de Atuação: Bioquímica.

E-mail: ana.leite@iqb.ufal.br    ou    anacatarinar@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1480081676184804

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3426-3357

Possui graduação em Ciências Biomédicas e mestrado em Bioquímica e Fisiologia, ambas pela Universidade Federal de Pernambuco, possui doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP. Foi de bolsista de pós-doc (PNPD) no Laboratório de Farmacologia de Produtos Bioativos da UFPE e também foi pós-doc (PDJ) do CNPq no Laboratório de Bioenergética na UNICAMP. É Professora Adjunto de Bioquímica na Universidade Federal de Alagoas há 7 anos. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo e Bioenergética, atuando principalmente nos seguintes temas: bioenergética mitocondrial e estresse oxidativo correlacionados com patologias. 

  Monique Gabriella Angelo da Silva

Doutora em Química pela Universidade Federal de Alagoas, Brasil, com período sanduíche na École NationaleSupérieure de Chimie de Rennes, França.

Local: QuiCiência/IQB/UFAL

Área de Atuação: Educação em Química, Química Inorgânica.

E-mail: monique.silva@iqb.ufal.br  ou    monique.angelo@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6683701278112547

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9262-6507

Professora do Instituto de Química e Biotecnologia -IQB da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014). Doutora em Química e Biotecnologia pela EcoleNationaleSupérieure de Chimie de Rennes (ENSCR) e pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), 2014. Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2008) com formação complementar pela Regis University nos Estados Unidos (2006), e mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Alagoas (2010) com formação complementar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atua (finalizando os trabalhos) como membro do Grupo de Catálise e Reatividade Química - GCaR. Adquirindo experiência na área de síntese de nanomateriais e Catálise. Atualmente desenvolve trabalhos na área de Ensino de Química trabalhando com a divulgação de Ciências, Metodologias alternativas para Ensino de Química, Tecnologias da Informação e Comunicação desenvolvidas e aplicadas para o Ensino de Química e extensão universitária. É atual coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI da UFAL, e vice-coordenadora do curso de Química Licenciatura EAD. Membro do Grupo de Pesquisa "Formação de professores e Ensino de Ciências" situado no Centro de Educação (CEDU), professora credenciada aos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM, e Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI/IQB/UFAL. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Química - QUICIÊNCIA, inserido dentro do Instituto de Química e Biotecnologia. Idealizadora do evento CientificaMente, QuiBreakout e Simbora que tem como objetivo permitir que a ciência esteja sempre ao alcance de todos.

  Rusiene Monteiro de Almeida

Doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Local: Grupo de Catálise e Reatividade Química - GCaR/IQB/UFAL

Área de Atuação: Química de Materiais; Catálise.

E-mail: rusiene.almeida@iqb.ufal.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9711614709394548

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5474-9530

Possui graduação em Química (2000), Mestrado (2003) e Doutorado (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professora Associada II no Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Catálise Heterogênea, atuando principalmente nos seguintes temas: Catalisadores, Biocombustíveis, nanotubos de carbono, superácidos, isomerização de alcanos, decomposição de hidrocarbonetos. 

  Valéria Rodrigues dos Santos Malta

Doutora em Química pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Local: Laboratório de Bioprocessos, Cristalografia e Modelagem Molecular /IQB/UFAL

Área de Atuação: Físico-Química.

E-mail: vrsm@qui.ufal.br    ou    vrsmalta@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4963825852843234

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9000-9839

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1993), mestrado em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (1996) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Cristalografia, atuando principalmente nos seguintes temas: cristal, raios-x, recristalização, raios x e estrutura.

 

DOCENTES APTOS A ORIENTAR NO PPGQB

 

  Aracelis Jose Pamphile Adrian

Doutora em Química pela Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Local: Grupo de Catálise e Reatividade Química - GCaR/IQB/UFAL.

Área de Atuação: Físico-Química, Química Inorgânica, Catálise.

E-mail: aracelis.adrian@iqb.ufal.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7587875911804701

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2822-700X

Possui Doutorado em Química realizado no Laboratório de Reatores, Cinética e Catálise (RECAT) Universidade Federal Fluminense (2015). Possui Bacharelado em Química Industrial (Licenciatura en Química, Opción Tecnologia) - Universidad Central de Venezuela (2010). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Catálise Heterogênea, atuando principalmente nos seguintes temas: conversão de glicerol, catalisadores de irídio suportados, catalisadores bimetálicos de irídio suportados. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas.

 

 Pedro Pablo Florez Rodriguez

Doutor em Química pela Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Local: Grupo de Catálise e Reatividade Química - GCaR/IQB/UFAL.

Área de Atuação: Físico-Química, Química Inorgânica, Catálise.

E-mail: pedro.rodriguez@iqb.ufal.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8983587952092630

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8632-1363

Possui Bacharelado em Química Industrial (Licenciatura en Química, OpciónTecnología) - Universidad Central de Venezuela (2007), Mestrado em Química (Laboratório de Reatores, Cinética e Catálise-RECAT) Universidade Federal Fluminense (2010), Doutorado em Química (Laboratório de Reatores, Cinética e Catálise-RECAT) Universidade Federal Fluminense (2014). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Catálise Heterogênea, atuando principalmente nos seguintes temas: reforma com CO2, nanopartículas de níquel, metano, reforma de glicerol. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas.

 Vinícius Del Colle

Doutor em Físico-Química pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Local: Campus Arapiraca.

Área de Atuação: Físico-Química / Eletroquímica.

E-mail: viniciuscolle@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2569899437213303

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8595-5129

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (1999), mestrado e doutorado em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos-USP (2000-2006). Em 2007-2008 realizou estágio pós doutoral no Instituto de Electroquímica da Universidade de Alicante-Espanha sob supervisão do Prof. Juan Feliu. De 2004-2009 atuou como Professor Assistente na Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL e, durante, 2007 atuou como Gerente de Pesquisa junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação. Entre 2008-2009 trabalhou como professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas-IFAL. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, foi coordenador do Curso de Química (2012-2017), atuou como criador e tutor do grupo PET-Química (2010-2016) e foi membro do Conselho Universitário (2016-2017). O docente atuou como Pesquisador Convidado no Instituto de Electroquímica da Universidade de Alicante-Espanha em Janeiro de 2010, 2011 e 2013 para cooperação científica. Também trabalhou como Pesquisador Colaborador no grupo de eletroquímica do Instituto de Química de São Carlos - USP (2018-2019).Tem experiência na área de Eletroquímica com ênfase em eletrocatálise, trabalhando principalmente nos seguintes temas: i) eletro-oxidação de pequenas moléculas orgânicas sobre eletrodos monocristalinos de Pt e materiais nanoparticulados; ii) modificação superficial de eletrodos monocristalinos de Pt em nível de submonocamadas por metais como Rutênio, Ósmio, Estanho e Ródio.